O EuroPride 2025, o maior evento de celebração da diversidade e dos direitos LGBTI+ da Europa, está a decorrer em Lisboa até dia 22 de junho, tendo começado dia 14. É a primeira vez que Portugal acolhe o evento, que junta visitantes do mundo inteiro na celebração dos direitos humanos e na resposta urgente ao fim das ameaças à comunidade LGBTI+. A entrada nas diferentes atividades do EuroPride 2025 é gratuita, mediante um registo.

Organizado pela Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, com o apoio do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa (CML), e patrocinado pelo idealista, o EuroPride 2025 terá um impacto muito positivo no comércio e turismo da cidade de Lisboa, sendo esperadas milhares de pessoas dos vários cantos do mundo, para celebrarem a igualdade, a inclusão e a justiça social, refere a organização do certame em comunicado.

Um dos momentos altos do evento será a Manifestação pelos Direitos LGBTI+, que acontece no dia 21 de junho de 2025 na Avenida da Liberdade. “Será uma marcha vibrante de visibilidade, orgulho, resistência e união”, lê-se na nota.

“O EuroPride Lisbon 2025 é um evento centrado na defesa dos direitos das pessoas LGBTI+, na celebração da diversidade e na criação de um espaço seguro, livre e afirmativo para todas as identidades que compõem a nossa comunidade. Os direitos LGBTI+ enfrentam um risco real de retrocesso em várias partes do mundo, incluindo na Europa. Num momento como este, acreditamos que é mais urgente que nunca reforçar a união, a solidariedade e a visibilidade da nossa luta”, é referido no documento.

O que ver no EuroPride 2025

São vários os espetáculos musicais, exposições e conferências que vão decorrer ao longo dos vários dias do EuroPride 2025. Entre os grandes nomes já confirmados para os espetáculos no palco principal, no Terreiro do Paço (19 a 21 de junho), destacam-se, para já:

  • Melody – cantora espanhola, um verdadeiro ícone para todos os públicos. Com uma presença e voz inconfundíveis, promete colocar toda a sua energia em palco;
  • Rozalla – A Diva da Dance Music, dos anos 90, promete uma atuação vibrante e inesquecível;
  • Corona – O regresso aos anos 90 faz-se também com Corona que traz ao EuroPride “The Rhythm of the Night”;
  • Aiko ft Kat – Natural da República Checa, Aiko é uma cantora que mistura culturas e influências, a sua música explora temas como confiança e empoderamento;
  • Black Mamba – Formados em Lisboa em 2010, The Black Mamba surgem como uma fusão sofisticada de soul, funk e blues, incorporando elementos do rock clássico e da música negra americana, mas sempre com um ADN profundamente português;
  • Portugal na Eurovisão – Um projeto que conta com as vozes de Manuela Bravo, Suzy e Nucha. Uma viagem saudosista de 1h30 que o público cantará e dançará ao som dos temas mais conhecidos que Portugal levou à Eurovisão!

Além da música, o EuroPride Lisbon 2025 traz também a Cultura e os Direitos Humanos a esta programação tão diversificada, percorrendo espaços que fazem parte da história da cidade:

  • Conferência dos Direitos Humanos, de 19 e 20 de junho, no Cinema São Jorge e no Parlamento Europeu, onde serão debatidos temas fraturantes como a defesa dos direitos humanos e a igualdade LGBTI+, a Saúde Mental das minorias, o Combate à Desinformação, os Direitos LGBTI+ e o Turismo e o Desporto Inclusivo;
  • O Teatro Capitólio no Parque Mayer, entre 14 e 22 de junho, terá festas todos os dias organizadas por espaços de diversão da cidade;
  • A Casa Jardim da Estrela acolhe três exposições de artistas de renome. O 'The Unseen Nuno Gama', que celebra 40 anos de carreira com peças que nunca foram vistas pelo público. Francisco Rivas expõe a pintura 'Jardim Bruto', uma celebração vibrante da diversidade, da inclusão e do orgulho de viver em liberdade. O português Tomás Castro Neves, cujo trabalho explora a figura humana, a identidade e a sensualidade através do desenho e da pintura, apresenta o trabalho “Contacto”;
  • A Biblioteca do Palácio das Galveias será palco de workshops e atividades formativas entre 14 e 20 de junho, com destaque para sessões de autodefesa e partilha de histórias LGBTI+.

De referir que a entrada nas diferentes atividades do EuroPride 2025 é gratuita, mediante um registo.

O idealista reafirma o seu compromisso com a inclusão ao patrocinar o EuroPride Lisboa 2025, promovendo a diversidade como parte essencial do seu ADN e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.