A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) anunciou esta quarta-feira que irá vender, por 24 milhões de euros, terrenos que incluem o antigo estádio do Candal, em Vila Nova de Gaia, uma área que promete ser um epicentro de desenvolvimento urbano com a chegada da futura Linha Rubi do Metro do Porto.

Segundo o anúncio publicado, o leilão aberto envolvendo a 'Quinta do Candal' promete movimentar interessados em uma parcela de terra com uma área construtiva substancial: 38.774,30 metros quadrados acima do solo e 18.037,50 metros quadrados abaixo do solo. Este terreno histórico foi sede do Clube Desportivo do Candal e prevê-se que a sua transformação contribua significativamente para a dinamização da zona.

O interesse nesta área é ainda mais elevado dado o planeamento da nova estação do Metro, prometendo facilidades de transporte modernas e eficientes, valorizando ainda mais o imóvel em questão.

Os 24 milhões de euros resultantes desta venda serão aplicados pela Misericórdia do Porto em diversas frentes: modernização de equipamentos, remodelação de infraestruturas existentes, e melhorias nas condições de trabalho para os colaboradores. Além disso, parte significativa deste valor será investida na requalificação do parque habitacional e imobiliário da instituição.

A Santa Casa indica que esta venda estava planeada desde novembro de 2021, mostrando um planeamento estratégico de longo prazo. O leilão, agendado para 28 de maio, será um verdadeiro teste ao interesse do mercado no histórico terreno, marcando talvez uma nova etapa no desenvolvimento urbano de Vila Nova de Gaia.

O procedimento de licitação, que será vigiado por um júri qualificado, promete ser um momento decisivo na história recente da SCMP. Este movimento não apenas moldará o futuro das instalações da Santa Casa mas também o perfil urbano da área circundante.