A Câmara Municipal de Águeda anunciou a abertura de um concurso público destinado à reabilitação de 30 apartamentos no Bairro de Vale Domingos, com um preço base de 2,5 milhões de euros. O projeto visa melhorar as condições de habitabilidade e eficiência energética das construções, integrando-se na Estratégia Local de Habitação do concelho.

Detalhes do Projeto

De acordo com informações divulgadas pela câmara, serão reabilitados apartamentos de diversas tipologias - 14 de tipologia T2, 12 de T3 e quatro de T4. Cada unidade habitacional é composta por dois pisos e possui um logradouro externo.

"As habitações estão equipadas com pátio de entrada, sala comum, cozinha, lavandaria, despensa e uma instalação sanitária no piso térreo, além de quartos e instalação sanitária no piso superior, conforme a tipologia", explica a nota da câmara municipal.

Objetivos da Reabilitação

A iniciativa da câmara pretende não apenas recuperar fisicamente os apartamentos, como também modernizá-los em termos de climatização e eficiência energética. Além disso, o projeto foca na acessibilidade, garantindo facilidades para pessoas com mobilidade reduzida, tanto nos interiores dos apartamentos quanto no acesso a partir da via pública.

Fases e Financiamento do Projeto

O prazo previsto para a execução da obra é de 545 dias, divididos em fases. Na primeira fase, serão reabilitados três apartamentos de cada tipo T2 e T3, além de um T4. Estes servirão para realojamento temporário das famílias durante a requalificação dos seus espaços habitacionais. A obra faz parte de um conjunto maior de intervenções que foram submetidas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1.º Direito, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência, e que prevê o financiamento total de 125 habitações em todo o concelho, num investimento total de 14,8 milhões de euros.